top of page

Como previnir uma explosão?

  • Doug Fernando
  • 18 de ago.
  • 2 min de leitura
ree

À prova de explosão - Ex d / (EPL Gb): tipo de proteção na qual as partes que podem causar a ignição de uma atmosfera explosiva são confinadas em um invólucro capaz de suportar uma explosão interna sem permitir que se propague para o meio externo. Norma: ABNT NBR IEC 60079-1 - Atmosferas Explosivas - Proteção de Equipamentos por Invólucros à Prova de Explosão “d”.



ree

Segurança Aumentada - Ex e (EPL Gb): tipo de proteção na qual o equipamento elétrico, em condições normais de operação, não produzirá arcos, faíscas ou aquecimento suficiente para causar a ignição da atmosfera explosiva. Norma: ABNT NBR IEC 60079-7 - Atmosferas Explosivas - Proteção de Equipamentos por Segurança Aumentada “e”.



ree

Não acendível - Ex n (EPL Gc): tipo de proteção aplicada a equipamento elétrico de modo que, em funcionamento normal e em certas condições anormais específicas, não possa inflamar o ambiente explosivo. Norma: ABNT NBR IEC 60079-15 – Equipamentos Elétricos para Atmosferas Explosivas - Construção, Ensaio e Marcação de Equipamentos Elétricos com Tipo de Proteção “n”.



ree

Pressurizado - Ex p (EPL Gb ou Gc): tipo de proteção na qual o equipamento é fabricado para operar com pressão positiva interna de forma a evitar a entrada de gases e vapores inflamáveis para o interior do invólucro, onde existem partes que podem causar a ignição da atmosfera explosiva. Norma: ABNT NBR IEC 60079-2 – Atmosferas Explosivas - Parte 2: Proteção de Equipamento por Involucro Pressurizado “p”.



ree

Proteção por invólucro - Ex t (EPL Db ou Dc): tipo de proteção em que as partes que podem causar a ignição de uma atmosfera explosiva são confinadas em um invólucro total ou parcialmente protegido contra a entrada de poeiras. Norma: ABNT NBR IEC 60079-31 – Atmosferas Explosivas - Parte 31: Proteção de Equipamento Contra Ignição de Poeira por Invólucros “t”.



ree

Equipamento Encapsulado em Resina – Ex m: São encapsulados de modo que à atmosfera explosiva não possa atingir tais partes. Zona 1 e 2. Principais aplicações: Dispositivos de manobra, Sensores, Contatar com menor capacidade, indicadores. EN 3125 IEC 79-15.



ree

Equipamento imersão em Areia – Ex q: Tipo de proteção onde o equipamento tem seu espaço onde o equipamento tem seu espaço interior preenchido com areia de modo que a atmosfera explosiva não possa atingir possíveis fontes de ignição. Zona 1 e 2. Principais aplicações: Transformadores, Capacitores, Reatores eletrônicos, Baterias seladas. NBR 8601 EN 50017 IEC 79-5.

 
 
 

Comentários


certified-footer_.png

+55 11 4991-1999

vendas@renetec.com.br

Rua dos Coqueiros, 1250 - Campestre - Santo André-SP

Seg. a Qui. das 7h30 às 17h30 e Sex. das 7h30 às 16h30

Newsletter - Receba nossas novidades por e-mail

Obrigado pelo envio!

2025 - Renetec - Rua dos Coqueiros, 1250 - Campestre - Santo André-SP
Seg. a Qui. das 7h30 às 17h30 e Sex. das 7h30 às 16h30

bottom of page